O primeiro dente pode causar febre?

Há muitas opiniões e conceitos equivocados acerca do nascimento dos primeiros dentes. Muitos acreditam que a criança vai ficar angustiada e não vai conseguir dormir. O nascimento dos dentes pode deixar as gengivas doloridas. Eles talvez mordam seus brinquedos e babem mais que o de costume. Algumas pessoas acreditam que pode causar febre e inflamação no ouvido médio.

O novo dente, por si só, não causa febre - a febre é causada por uma das muitas infecções que qualquer criança pode pegar. Ao mesmo tempo que nasce o primeiro dente, há também muitas outras mudanças acontecendo no mundo da criança. O fim da amamentação, dando lugar a outros tipos de alimentos muitas vezes acontecem neste período.

Há outras mudanças na rotina da criança, tais como: retorno da mãe ao trabalho após a licença maternidade, ou a ida a creche pela primeira vez, a "compulsão" por colocar tudo na boca, as mão que querem pegar em tudo e depois vão à boca. A medida que o bebê passa mais tempo com outras crianças ou bebês, isto também pode aumentar o risco de adquirir infecções que ocasionem febre.

Alguns outros conselhos:
Nunca dê para a sua criança líquidos na garrafa porque isso poderá danificar os dentes dele para sempre;
É importante não dar para a criança muitos doces ou salgados para comer ou beber.




*Baseado em uma matéria do Dr. Stuart Crisp, consultor pediatra.