Está grávida? O que perguntar ao médico?

A gravidez é uma fase de grande ansiedade, e quando se trata do primeiro bebê, a ansiedade é ainda maior. É normal ficar insegura e incerta se você está fazendo tudo direitinho, a melhor maneira de você superar esta ansiedade e medo é você adquirir conhecimento, que pode ser conseguido perguntando ao seu médico em suas consultas regulares.


> Emergências:

Pergunte ao seu médico o que é considerado 'emergência' durante a gravidez. O que fazer se você estiver sentindo contrações ou sangramentos, peça a ele exemplos detalhados para saber quando é necessário ir imediatamente ao hospital e quando se deve ficar atentos mas sem a necessidade de ir a um hospital. Pergunte claramente se você pode ligar sempre para ele - claro que ele vai dizer que pode, mas isso servirá para deixar você menos receiosa.

> Planejando a gravidez:

Pergunte ao médico sobre como criar um plano de gravidez. Converse sobre práticas padrões, se ele é a favor do parto normal - caso você prefira, se não haverá problema para ele ficar várias horas com você para fazer o parto - hoje muito médicos preferem urgenciar este procedimento, fazendo a cesária, por, digamos... "motivos pessoais"; em outros casos é a própria mãe quem prefere a cesária. Cabe a cada uma decidir. Converse sobre os efeitos dos medicamentos e intervenções.

> Exames:

Pergunte acerca dos exames padrões que serão feitos no primeiro trimestre e no decorrer da gravidez, assim como os exames especiais (ex: AFP - Alfa feto proteína). Fale sobre o seu histórico familiar para ele saber dos fatores genéticos, por exemplo exame para a cistite fibrose.

> Alimentação e medicamentos:

Pergunte quais os alimentos e medicamentos que podem ser prejudiciais para a sua saúde e a do seu bebê, assim como os alimentos recomendáveis.

> Exercícios:

Pergunte ao médico o nível de exercícios que você pode fazer com segurança durante a gravidez. Ele lhe perguntará (ou lhe examinará) para saber das suas condições atuais. Exemplos: yoga, alongamentos, agaixamentos, hidroginástica, podem ser recomendados.

> Fale para ele sobre o trabalho que você desempenha e pergunte se ele tem alguma observação a fazer, e informe se você precisa viajar de avião.

> Converse sobre suas mudanças físicas e como lidar com elas (ex: como cuidar dos mamilos, as posições mais confortáveis), sobre o ganho de peso, os cuidados com a pele, sobre as mudanças emocionais.

> Frequente os Cursos de Grávidas

Muitas maternidades oferecem Cursos de Grávidas gratuitamente, você só precisa fazer sua inscrição com brevidade. Lá você assistirá palestras muito interessantes e atuais, além de receber vários brindes de fornecedores de produtos para bebê (Jonhson & Jinhson, Pampers, turma da Mônica etc).


Muito obrigado e tenha uma feliz gravidez!

Quer adicionar algo ao nosso artigo? Clique aqui e envie-nos seu comentário.